Dia do Fotógrafo - Brasil

43

A arte da fotografia, entre tantas expressões artísticas, é uma manifestação moderna diretamente entrelaçada com a tecnologia, conforme ressalta Léo Saldanha. O uso de uma câmera, filme ou sensor, aliado a um processo de pós-produção, sempre foi intrínseco a essa forma de expressão.

Assim como diversas tecnologias do século XIX, a fotografia foi fruto do esforço coletivo de muitas mentes, combinando conhecimentos e técnicas que ao longo da história sofreram transformações significativas promovendo a evolução da fotografia.

Em 8 de janeiro de 1840, o primeiro daguerreotipo (equipamento percursor das câmeras fotográficas) chegou ao Brasil e foi utilizado por D. Pedro II, consagrando-o como o primeiro fotógrafo brasileiro. Essa data não apenas marca a chegada da primeira câmera, mas também o momento em que a primeira fotografia foi capturada em solo tupiniquim.

Curso de direção de Modelo

A fotografia ingressou em minha vida na infância, mas todo conhecimento adquirido foi resultado da interação com outros fotógrafos, desde o primeiro curso até os muitos amigos e colegas de profissão que compartilharam seus saberes, assim como faço hoje quando procurado.

Conhecido como retratista e, em tempos remotos, como "lambe-lambe" (uma referência à tecnologia da época), o fotógrafo desenvolveu ao longo de estudos e práticas uma notável capacidade de observar a luz, seja ao fotografar objetos, sombras e formas, ou ao retratar pessoas com seus hábitos e costumes. Em todos os segmentos da fotografia, a maioria dos fotógrafos busca aprofundar-se culturalmente, colecionando referências e conteúdo para criar imagens impactantes e relevantes.

Portanto, neste Dia do Fotógrafo, parabenizo todos os colegas com os quais tive a oportunidade de trocar conhecimento, de observar em ação ou simplesmente de compartilhar o amor por essa arte única.

Outras informações sobre essa data.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

O Retrato e sua importância

Retratos - profissionais, corporativos, empresarial

Entrevista, pouco da história, trajetória e sonhos

Olá, sou André Arcênio! Quer saber mas sobre meu trabalho ou pedir um orçamento? Me chame no WhatsApp, será um prazer em atender!
Logo do Whatsapp