Retratos - profissionais, corporativos, empresarial

44

O retrato é uma representação visual de uma pessoa, na grande maioria das vezes enfocando seu rosto, mas também podendo incluir outras características físicas e elementos contextuais. O objetivo principal de um retrato é capturar a semelhança, a expressão e, muitas vezes, a personalidade do indivíduo retratado. Tradicionalmente associado à arte visual, os retratos podem ser criados em várias formas, incluindo pintura, desenho, escultura, fotografia e outras mídias artísticas.

Mulher adulta cor de pelo branca, cabelos longos pretos, roupa branca com camisa marron, e foto mono cromática, utilizando escritório e Dermatoscope.
Médica Dermatologista

O retrato geralmente destaca as características distintivas da pessoa, como os traços faciais, os olhos, o nariz, a boca, mas também pode incluir elementos que expressem o contexto social, emocional ou profissional do retratado. A interpretação artística e a escolha de técnicas específicas podem variar amplamente, resultando em retratos realistas, impressionistas, abstratos ou de outros estilos artísticos.

Sequencia de retratos de homens adultos, bancos, exemplificando retratos corporativos.
Retrato de profissionais em áreas distintas (Personal trainer, Advogado, Consultor, Médico)

Com a chegada da fotografia digital, os retratos tornaram-se ainda mais acessíveis e podem ser compartilhados instantaneamente. As redes sociais desempenham um papel significativo na disseminação e na evolução dos retratos na sociedade atual, junto com novos dispositivos portáteis móveis que popularizaram os auto retratos e recebendo outros nomes, selfie.

Antes de iniciar uma sessão de retrato, o alinhamento cuidadoso entre as expectativas do cliente e o olhar perspicaz do fotógrafo. Por meio de reuniões objetivas, o profissional compreende as necessidades de uso da imagem, as informações essenciais a serem capturadas, a atividade do fotografado e o público-alvo dele. Com esse conhecimento em mãos, o fotógrafo entende o perfil pessoal do cliente, empregando técnicas para garantir conforto e confiança durante a sessão fotográfica.

Homem, meia idade, sem barba, cabelos pretos curtos, vestindo jaleco branco, camisa listrada fina, no fundo parede branca com persiana fechada e equipamento oftalmológico para verificar o grau, ou teste de visão
Médico oftamologista

A quantidade de fotos geradas supera a quantidade entregue, uma vez que a percepção do cliente evolui ao longo da sessão. As primeiras fotos, frequentemente descartadas, refletem a adaptação do indivíduo ao processo fotográfico. Quando o retratado, já possui experiência, uma relação de confiança com o fotógrafo, ou a sessão fotográfica tem o direcionamento de uma equipe editorial, ou com direção de arte, os retratos são feitos de forma pontual diminuindo o tempo e a quantidade de imagens produzidas. Com a pessoa à vontade e confiante, o resultado final dos retratos se revela como uma colaboração harmoniosa.

A validade dos retratos está intrinsecamente ligada à sua utilização. Em meios de comunicação de massa, as imagens podem tornar-se corriqueiras, desgastando o anúncio ou a publicação. Renovar as imagens a cada cinco ou seis meses injeta dinamismo nas publicações. Em contextos institucionais, a substituição deve ser sutil e ocorrer em médio prazo, a partir doze de meses. Mudanças significativas na aparência, como alterações no penteado, cor dos cabelos, ganho ou perda de peso, impactam na necessidade de atualização dos retratos. Manter a consistência entre a imagem digital e pessoal é essencial para preservar a credibilidade perante o público-alvo.

Homem, adulto, com cabelos longos e raspado acima da orelha, sentado em banco mais alto que a mesa, apoiado as mãos, fazendo um desenho colorido, ao fundo neutro com alguns desenhos autorais em cor monocromático, e na mesa alguns acessórios coloridos para sua arte.
Artista, pintor, design, artista, caricaturista
Homem, cabelos curtos, barba com fechando o rosto, camisa azul, papelaria de escritório, computador portátil, janela ao fundo e vista externa de prédios com parede de cor neura.
Consultor de Comercio Exterior
Mulher adulta, pele branca, cabelos amarelos, paletó branco, camisa listrada com botões, apoiando as mãos e ante braço na mesa, ao lado um computador portátil, ao fundo iluminação, algumas plantas ornamentais e uma estante com prateleira
Administradora em escritório


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

retrato retrato corporativo retrato empresarial retrato profissional

Quem viu também curtiu

O Retrato e sua importância

Dia do Fotógrafo - Brasil

Retrato Humanizado

Olá, sou André Arcênio! Quer saber mas sobre meu trabalho ou pedir um orçamento? Me chame no WhatsApp, será um prazer em atender!
Logo do Whatsapp