20 ANOS DE FOTOGRAFIA DIGITAL               Minha história 

23

A minha primeira câmera digital foi a Canon EOS Rebel XT, adquirida em 2006. Com ela, pude descobrir todos os benefícios que a fotografia digital podia oferecer. Foi um grande salto de minha experiência anterior com uma câmera analógica, a Canon EOS 500. Com a Rebel XT, eu fiz muitas formaturas, casamentos e outros eventos. Pouco mais de 40 mil fotos depois, ela foi substituída por uma Rebel de modelo desconhecido em 2007, e em seguida pela Canon 40D. Tenho muito orgulho da minha primeira câmera digital.

Em 2008, quando abri meu estúdio fotográfico na cidade de Urubici, escolhi a Canon EOS 40D para me acompanhar. Em 2009, precisei viajar para São Miguel das Missões – RS, no trabalho de Banco de Imagens e, infelizmente, o obturador quebrou na quarta fotografia, o que me deixou em situação de grande estresse. Consegui emprestar uma câmera, que chegou no ônibus na manhã seguinte, e pude concluir o trabalho. Quando voltei para o estúdio, adquiri a Canon EOS 50D, para substituir a velha 40D.


Após consertá-la, utilizei-a pouco, principalmente pelo grande avanço na qualidade de imagem, com contraste, nitidez e captação de cores, que foram evoluindo de forma surpreendente nos anos seguintes. Utilizei a Canon EOS 40D até meados de 2012, quando já prestava serviços para uma empresa de formaturas - porém, muitas vezes sofri reclamações devido à falta de cores nos trabalhos de pós-produção que realizava com ela. Mesmo assim, ela nunca quebrou e a utilizei até o fim.


De 2013 a 2016, foi a vez da câmera mais resistente que eu já tive: a Canon 7D. Ela aguentou mais de 700mil fotos antes de seu primeiro problema, a placa de bateria. Descobri, então, que era um problema crônico. Troquei a placa mais duas vezes, até acabar vendendo a câmera para uma amiga que a levou para a floresta Amazônica. Após uma queda no rio, ela acabou por se aposentar. De 2016 até hoje, venho usando a Canon 6D, minha primeira câmera full frame, que foi menos exigida do que a anterior. Fotografei alguns casamentos, sobrevivi à minha faculdade de fotografia, meu flerte com o fotojornalismo e a pandemia, que ainda tem nosso mundo em ebulição. A 6D ainda é a minha segunda câmera ou reserva.


Em novembro de 2022, cheguei à CANON 5D MARK4, uma câmera full frame, famosa por sua enorme popularidade entre fotógrafos de publicidade e moda. Ela oferece alto desempenho, altos ISO's (sensibilidade a luz) e um nível incrível de nitidez. Isso marca o 20º aniversário de quando as câmeras digitais passaram a ser adotadas em todo o mundo. Aqueles eram os dias em que as câmeras digitais ainda eram muito criticadas pela qualidade e nitidez, obrigando os fotógrafos a readaptarem seus métodos para se adaptarem às diferenças de captação do sensor em relação ao negativo.

COMEMORAÇÃO DA CANON



Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, sou André Arcênio! Quer saber mas sobre meu trabalho ou pedir um orçamento? Me chame no WhatsApp, será um prazer em atender!
Logo do Whatsapp