O Retrato e sua importância

114

O retrato é uma forma antiga de arte, tem sido usado para capturar a beleza humana desde a antiguidade. A maioria dos retratos são feitos com a intenção de documentar e preservar um momento especial na vida das pessoas. Geralmente feitos para presentear, homenagear ou recordar algum momento ou alguém.

   Os retratos podem ser feitos de maneiras muito diferentes, usando uma variedade de técnicas artísticas.

Os artistas usam a pintura, o desenho, a escultura, a fotografia além outras técnicas para criar retratos. Todas as técnicas oferecem diferentes maneiras de capturar e expressar a beleza e individualidade de uma pessoa.

Um retrato além de capturar a estética de uma pessoa, também pode capturar sua história. Os retratos podem conter detalhes e símbolos específicos que contam uma história sobre é retratado. Um retrato médico colocando em cena instrumentos comuns a sua especialidade e vivencia.

Retratos são uma forma de arte profunda e significativa; capturam a beleza de uma pessoa, mas também contam histórias sobre quem eles são suas vidas e seus legados.

 O grande mestre e Milton Guran disse no livro de Luiz Garrido: “Retratos – técnicas, composição e direção”, que “O retrato é a mais antiga e mais popular aplicação da fotografia. De tão popular, “retrato” virou sinônimo de “fotografia”.

          Com a evolução da sociedade, barreiras foram deixadas para trás, o retrato que iniciou seletivo para apenas ilustres personalidades da sociedade, ou pessoas muito abonadas, se popularizou como melhor maneira de identificar essencialmente, em documentos e cadastros.

Muito além de um simples registro, com a popularização do retrato, a cultura de mostrar a própria imagem fez com que o retratado se visse, e com senso de realidade associado à fotografia, reforçasse a existência como pessoa.

A fotografia de retrato não é apenas uma forma de documentação, mas também de expressão artística, onde o fotógrafo tem a oportunidade de mostrar a profundidade e a beleza da pessoa. Dessa maneira, ela passou a ser mais valorizada como forma de entender o mundo e a própria existência, pois nos ajuda a nos conhecer e a nos conectar com as outras pessoas.

 Através da fotografia, o retrato passou a adquirir um grande significado, pois é uma forma de expressar o modo como a pessoa se vê e quem ela é. Ao longo dos anos, a fotografia de retrato se tornou uma das formas mais populares de arte, pois permite que as pessoas mostrem seus sentimentos, seus sonhos e sua realidade. 

Apesar de todas as possibilidades atuais, incluindo que a Inteligência Artificial na produção de retratos, a fotografia tradicional continua sendo a preferência de muitos profissionais e amadores. O contato direto entre o fotógrafo e o fotografado, a possibilidade de capturar momentos únicos e espontâneos, e as características únicas de cada pessoa, são alcançados com a fotografia tradicional. A experiência humana atingida pela fotografia traz melhores resultados, possibilitando retratos mais autênticos e marcantes, que captam a essência e a história do fotografado.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

beleza expressão artística fotografia milton guran retrato

Quem viu também curtiu

Retratos - profissionais, corporativos, empresarial

Dia do Fotógrafo - Brasil

Novidades e nova proposta

Olá, sou André Arcênio! Quer saber mas sobre meu trabalho ou pedir um orçamento? Me chame no WhatsApp, será um prazer em atender!
Logo do Whatsapp